Conscientização Animal no Carnaval 2017

Conscientização Animal no Carnaval

Conscientização Animal no Carnaval 2017

Já que estamos em clima de carnaval vamos aproveitar esta oportunidade para falarmos de um assunto importante. Que nos interessa muito. A Scott Style é uma loja virtual, que se preocupa com a defesa e preservação dos animais. Por isso, nesta data festiva queremos destacar alguns exemplos de conscientização animal no carnaval.

O carnaval é uma das festas mais popular do Brasil, conhecida mundialmente pela música, samba e fantasias luxuosas. Mas Segundo a Anda (Agência de Notícias de Direitos Animais), poucas pessoas sabem sobre de onde vêm as penas e plumas que adornam as musas dos desfiles das escolas de samba. Esses itens são originários de aves como o ganso, pavão, faisão e também do avestruz.

conscientização animal no carnaval
Estes animais são de países como Africa do Sul, China e Índia. Nosso país, o Brasil é um dos grandes importadores de penas de aves do mundo. Um detalhe curioso é que as penas são utilizadas somente para o carnaval. O pior que essas penas não caem naturalmente desses animais, elas são retiradas através de métodos dolorosos e muito cruéis.

Um desses métodos é conhecido como zíper. Ele consiste em arrancar as penas de forma cruel causando dor e sofrimento. Neste método, a ave é suspensa pelo pescoço. Enquanto as patas estão atadas, as penas são arrancadas sem piedade.

Boas Notícias em Defesa dos Animais no Carnaval 2017

Mas a boa notícia desse carnaval é que uma escola de samba resolveu fazer um carnaval diferente este ano, sem o uso desse tipo de material. A escola de samba Águia de Ouro estreou no carnaval de São Paulo algo nunca antes visto na história do carnaval brasileiro. A escola deixou de utilizar fantasias que fizesse uso de plumas, penas ou qualquer outro item de origem animal.

A Águia de Ouro se apresentou na noite de sexta-feira, dia 24 de fevereiro de 2017, expondo o enredo “Amor com Amor se Paga. Uma História Animal” que contou na passarela do samba a amizade entre os homens e os bichanos. Um trecho desse enredo fez alusão a uma ativista da causa dos animais, a apresentadora Luíza Mell. Que foi destaque no desfile da Águia de Ouro. Confira abaixo mais detalhes sobre esta iniciativa.


A escola foi a última a se apresentar, uma pena visto a importância do tema. Cachorros famosos da televisão como Rin-Tin-Tin, Scooby Doo, Bidu, a Dama e o Vagabundo foram prestigiados. Além destes, girafas, tigres, pássaros, elefantes, golfinhos e renas foram lembradas e fizeram parte da festa. A comissão de frente cedeu espaço para os cães que apareceram como fantoches em bichos de pelúcia. Confira já o desfile da escola de samba Águia de Ouro no vídeo abaixo.

Outro Exemplo do Bem

Outro bom exemplo de conscientização animal no carnaval aconteceu em Recife . O bloco “Me dê seu bichinho que eu cuido” desfilou no sábado dia 25 para lembrar que os bichinhos também precisam de atenção e cuidado. O bloco criado por veterinários a 17 anos, aborda a preservação do meio ambiente e o cuidado com os animais. Segundo eles, todos os anos o bloco elege um animal como símbolo. Este ano o animal escolhido foi a águia, que representam todos os trabalhadores que cuidam dos animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.